segunda-feira, 30 de outubro de 2017

1



de uma geração ou simplesmente como um grupo da moda no mundo das celebridades. Olhando por esta perspectiva, hoje era o Menudo, mas amanhã da mesma forma que tinha acontecido ontem, surgiriam outros interpretes que da mesma forma desfrutariam por um tempo do privilégio e da aclamação do público. Em concordância com essa visão, a maioria das notícias sobre o grupo se caracterizavam, por mostrar, com um grande acervo fotográfico, os diferentes integrantes do grupo, as suas viagens e seus sucessos alcançados.
Mas, ao meu entender, a história do Menudo ficaria incompleta se nos limitarmos aos seus recortes bibliográficos e relançamentos gráficos de seus integrantes e daquelas experiências engraçadas que surgiram durante toda a existência do grupo. Nesse sentido se tornava imprescindível realizar uma análise profunda sobre o Menudo e avaliá-lo desde a perspectiva de um fenômeno e um exemplo magistral do mercado e das relações públicas, que tornou possível que cinco meninos alcançassem o que até esse momento nunca ninguém tinha conseguido e que talvez nunca volte a se repetir.
Muitas pessoas se limitam a ver o Menudo simplesmente como um grupo de jovenzinhos que teve êxito entre o público adolescente. Inclusive alguns críticos já expressaram que com o surgimento deste quinteto os ouvidos do público ficaram infectados. Isso em evidente menosprezo ao acervo musical que este grupo construiu no mundo das celebridades. O Menudo foi muito mais que cinco garotos que cantavam e dançavam ao ritmo de uma música melosa e pegajosa. Devemos olhar para o Menudo como um conjunto juvenil que penetrou de uma maneira nunca antes vista para triunfar em uma indústria hostil e pouco receptiva a este tipo de produto musical. A visão de seu gênio criador fez possível a esse grupo transcender as barreiras culturais, lingüísticas e inclusive os estereótipos

sexta-feira, 27 de outubro de 2017

INTRODUÇÃO




Durante a minha infância fui uma das milhões de fãs que viveu e cresceu com a música e as peripécias do Menudo. Cada entrevista, disco, programa, filme ou produto que de alguma forma estivesse relacionado com o Menudo e seus integrantes, se transformava para mim em um artigo de primeira necessidade que com imperiosa rapidez eu tinha que adquirir. Assim de simples fã passei a ser uma admiradora de tudo que tivesse o nome do grupo.
O Menudo acendeu em mim uma ilusão que não desapareceu ao deixar minha adolescência para trás e começar meus anos de vida adulta. Após cursar meus estudos no campo das comunicações e trabalhar em várias facetas no mundo das relações públicas e do espetáculo (tudo que se refere a famosos e celebridades),minha admiração e respeito pelo que o Menudo significou, cresceu ainda mais ao compreender em toda a sua magnitude o que este conjunto representou. Foi precisamente esta admiração ao que legitimamente pode catalogar-se como um verdadeiro fenômeno do mundo das celebridades, o que me levou a refletir sobre a possibilidade de escrever sobre este grupo.
Sobre o Menudo e seus integrantes, já foram escritas milhares de páginas, não só nas melhores revistas da indústria discográfica e dos famosos, mas também inclusive nas publicações que não se dedicam ao gênero musical, foram essas que não puderam ignorar o impacto e o legado deste grupo. Estas publicações, muitas das quais se destacaram por sua extraordinária qualidade e profissionalismo,abordaram o fenômeno Menudo como o interesse musical mais recente

AGRADECIMENTOS



Ao jornalista Miguel Lópes pela boa vontade de me ceder suas fotografias. Você é uma pessoa maravilhosa e sabe muito bem disso.
Ao meu amigo o fotografo Omar Cruz “o mago da lente”, por esperar-me e... bom, basta olhar minha foto. Ela diz tudo.
A Wanda Montes por guardar este segredo e brindar-me com seu entusiasmo.
A Nini Ruiz “a prefeita de Miami” por sua ajuda e apoio que nunca me faltam.
A Sonia Cordero do jornal El Vocero (o porta-voz) por sua disposição e cooperação ao me ceder suas fotografias.
A Cristina Saralegui (apresentadora que se assemelha a Hebe Camargo nos países latinos, seu programa mais famoso é El Show de Cristina) por me ceder uma cópia da fita de seu programa.
Ao pessoal da revista teVe Guía, ao seu diretor, o Sr José García, ao Edgar Torres e especialmente a quem “quase me matriculou na Universidade do México”, Papo Brenes pela sua cooperação e disponibilidade.
Aos que sempre serão meus atores por guardarem o segredo, emprestarem seu tempo e compreensão: Maria Alejandra, India, Skapulario (David, Toño, Jimmy, Angel, Mandy, Javier, Samuel e Danny) e Sthephanie. Ao Alex D’Castro por suas palavras que sempre enchem meu coração de alegria.
Ao Carlos Diaz Olivo: Wow! O que posso te dizer? Se até me parece irônico te agradecer. Você sabe o valor que tem para mim e para este projeto. Você mas do que ninguém sabe tudo o que fez. Obrigada por dividir seu tempo comigo, seu valiosíssimo tempo, sua sabedoria que te coloca acima dos demais, sua visão sobre a vida e seu grande sentido de luta. Obrigada por honrar-me com seu carinho e paciência, e porque sempre me brindou com palavras justas nos momentos em que precisei. Sempre estarei em dívida contigo.
E por último, obrigada a você por ter tido a gentileza de levar meu trabalho ao seu lar.

ÍNDICE



DEDICATÓRIA                                                                 
AGRADECIMENTOS
INTRODUÇÃO
A MENUDITIS
EDGARDO: o gênio criador
A HISTÓRIA DE UMA REVOLUÇÃO
Organiza-se um Império
O primeiro grande passo
A menuditis se espalha
Inicia-se a revolução
No topo da montanha
Brasil
Estados Unidos
... E aumentavam os compromissos
Um último suspiro
O declínio final

O ESCÂNDALO DO “CASO MENUDO”
Se acende a controvérsia
As duas versões
O debate nos meios de comunicação
O armamento contra Bolivar Arellanos
A hora do juízo
Novas acusações e mais acusadores
O império contra-ataca
Os renunciadores contam sua história
Existem muitas perguntas e poucas respostas
O PREÇO DA FAMA
O REENCONTRO
A verdadeira história do reencontro
A noite do reencontro
RAIO X DE UM FENÔMENO
POR TRÁS DOS BASTIDORES

quarta-feira, 25 de outubro de 2017

ESTA POSTAGEM DIVIDE OS LIVROS AQUI COMEÇA OUTRO LIVRO

MENUDO O REENCONTRO COM A VERDADE
(NOTA PARA OS BRASILEIROS: O TÍTULO O REENCONTRO FAZ UMA ANALOGIA AO GRUPO REENCUENTRO FORMADO POR EX MENUDOS)
ATUALIZANDO 31/05/2018 - FIZ UMA SEGUNDA VERSÃO DE CAPA, AI VOCÊ ESCOLHE A QUE MAIS GOSTAR.
capa copiar contrl c + control v