quinta-feira, 30 de agosto de 2018

172


sacrifícios que não eram fáceis para qualquer pessoa cumprir e muito menos para uns meninos, não era inimaginável que estas dificuldades eram mais do que compensadas pelo “glamour”, a fama, os ingressos e o reconhecimento que significava ser um Menudo. Porém, ao sair do grupo era como se de repente se apagasse a luz e o brilho intenso da fama e eles fossem lançados ao cotidiano de uma vida comum e talvez pior ainda, a obscuridade de um anonimato não desejado e para o qual que definitivamente não estavam preparados. Por isso, as recordações daqueles tempos de glória não deixavam de perseguir cada um dos ex-integrantes. Não importava onde eles fossem a sombra do Menudo os perseguia. Pelo resto de suas vidas, seriam os ex-menudos. Em alguns casos esta qualidade lhes abriria portas. Em outros seria um estigma que nunca poderiam escapar.
A saída do grupo representava um momento de grande tensão e ansiedade para cada um dos integrantes. Apesar deste fato, os jovens saiam cheios de esperanças e com a ilusão de que uma carreira como cantores solos os devolveria a fama e preencheria o vazio que sua saída do Menudo tinha lhes gerado.
A fama provoca em muitas pessoas o mais embriagante dos efeitos, o mais alienante dos sentimentos, pior que o álcool e inclusive as drogas. Quando alguém foi famoso e deixa de sê-lo, não existe substituto, nem antídoto que cure a sensação de vazio e deslocamento que se experimenta. Como o pior dos vícios, a fama é ave de voo acelerado que te rouba a vida e a juventude.  No caso dos ex-Menudos, sendo crianças, deixaram de sê-lo.
O sentimento que cada um dos componentes experimentava, não é difícil de imaginar. Uma sensação de angustia e ansiedade crescente devia apoderar-se destes jovens quando enfrentavam a realidade de que o mundo

segunda-feira, 27 de agosto de 2018

171


Sua chegada a Nova York foi catalogada pelos meios de comunicação, como uma experiência de tal magnitude que só era comparável com a comoção que os Beatles produziram na mesma cidade em 1964. O Menudo é até este momento o maior dos fenômenos musicais hispânicos. Sua musica transcendeu as barreiras da linguagem e conquistou continentes inteiros. A espontaneidade de cada um dos seus integrantes, sua musica, imagem, loucuras e a magia que os rondava, transformou esse grupo numa verdadeira lenda.
Para seus milhões de fãs, recordar o Menudo é evocar a ilusão, sua infância e a nostalgia. Assim como os seguidores dos Beatles se apaixonaram, cresceram e viveram a musica e a revolução que estes causaram, a “menuditis” contagiou a toda uma geração que cresceu com os acordes da sua musica e das suas canções deles. Mas diferentemente dos Beatles, onde a ilusão de seus fãs de vê-los reunidos novamente ficou precisamente nisso, numa ilusão, os fãs do Menudo veriam seu sonho se tornar realidade depois de um anúncio de um esperado reencontro. Nesse sentido o Menudo tem uma história que ainda hoje ninguém pode prever o final.
A possibilidade de um reencontro não era ilusão exclusiva dos fãs do Menudo. Para os jovens que em algum momento integraram o grupo, o reviver todo aquele conjunto de experiências de êxitos e recordações era uma ilusão que também abrigavam dentro de si. Depois de tudo a experiência no Menudo não só foi parte integrante de seu desenvolvimento como pessoas, mas sim que, além disso, transformou suas vidas por completo. Não devemos perder de vista que ao sair do grupo, estes jovens experimentavam uma sacudida forte em suas vidas. Ainda que sem duvida alguma a integração ao grupo e o que ele significou em términos de viagens, ensaios, disciplina e

sábado, 25 de agosto de 2018

170


recordes do livro Guinnes Book. Segundo o que se comenta, nem sequer a sua gravadora EMI Capitol conseguiu definir com precisão, quantos discos eles venderam até hoje. Só conseguiram estimar que as vendas ultrapassaram um bilhão de unidades.
Por essas ironias da vida, quando os Beatles se encontravam no auge da fama se separaram como grupo. As fofocas, as boas e das más línguas, e a falta de comunicação entre seus integrantes produziu o rompimento. Desde então, os empresários mais bem sucedidos da indústria do espetáculo tem tentado todo tipo de propostas para reuni-los novamente. Cifras multimilionárias foram oferecidas com o objetivo de conseguir este encontro, mas todo este esforço foi em vão. Nem mesmo quando John Lennon, um dos mais famosos integrantes desse grupo e o seu gênio musical, foi assassinado por um fã desequilibrado, conseguiu-se que seus ex-colegas de grupo fizessem uma homenagem póstuma em um show. Nesta ocasião, segundo rumores, tiveram algumas tentativas de uni-los em um espetáculo em homenagem junto com Julian Lennon, o filho do falecido cantor que naqueles anos se lançava como cantor e autor.
Como o sonho de um reencontro nunca se materializou, os fãs tiveram que conformar-se com uma imitação. Este foi o caso de um grupo chamado “Beatlemania”, composto por quatro indivíduos de feições similares a dos artistas originais, que montaram um show em que imitavam o famoso grupo em tudo até na sua imagem e vestimenta.
Muito tempo depois do rompimento dos Beatles, outro fenômeno musical estava em gestação em Porto Rico. Nos finais da década de 70, um fenômeno hispânico de magnitude similar também causaria comoção no mundo. Seu nome: Menudo.

quinta-feira, 23 de agosto de 2018

169 - O REENCONTRO


Um belo dia, Deus disse: “Que se crie a musica”, e a música foi ouvida. Assim, nasceu esse denominador comum que nós dividimos com todos os seres que moram neste planeta. Um poder mágico e sedutor, capaz de expressar nossos sentimentos, alegrias e tristezas, assim como nossa visão do mundo e dos demais.
Mas, igualmente a outras coisas que Deus colocou a nossa disposição, o ser humano logo descobriu que esse som mágico também podia produzir grandes somas de dinheiro. Hoje, a música além de gerar um grande entretenimento, é também uma mega indústria multibilionária.
Dentro desta indústria um dos grandes fenômenos de todos os tempos foi: o grupo Os Beatles. Este conjunto inglês revolucionou o mundo do disco nos anos 60 de uma forma tão drástica, que este grupo musical ainda detém em seu poder muitas dos

terça-feira, 21 de agosto de 2018

168


fizeram parte do grupo do grupo foram capazes de tolerar todo tipo de situações sem despertar desse sonho. Mas, cedo ou tarde todos tiveram que despertar daquele sonho que logo se transformou num pesadelo. Depois de ter chegado tão alto, perder os benefícios e o status que eles tinham por ser um Menudo era como perder tudo. Suas vidas giravam em torno do Menudo. Todos amavam o Menudo, mas ninguém se deu conta de que todas as decisões que tomamos em nossas vidas têm repercussões posteriores. Enquanto o dinheiro, o sucesso e a fama os rondavam ninguém pensou: o que acontecerá depois?
Na sua saída do grupo, vários desses jovens foram capturados pelas drogas e o álcool. Outros tiveram sua autoestima abalada, tiveram problemas mentais, e todo tipo de problemas: matrimoniais, familiares, pessoais e profissionais. A isto poderíamos dar o nome de: os efeitos secundários da “menuditis”.
Esta era a realidade da vida de alguns daqueles que foram os famosos e exitosos integrantes do Menudo, quando se tornou realidade aquele sucesso que lhes devolveu este pedaço do seu ser que lhes tinha sido arrancado e que voltou a vida: O REENCONTRO.                                                                                                              

quinta-feira, 16 de agosto de 2018

167


Cuidados médicos inapropriados.  Assim como também, foi alegada a tolerância e a vista grossa aos vícios ou condutas inapropriadas de certos integrantes, a falta de respeito no que se refere a pessoa destes jovens, o maltrato físico, manipulação ou extorsão mental feita contra estes, aproveitando-se de sua inexperiência ou sua dependência econômica e emocional no grupo e na figura de Edgardo Díaz, sem esquecer as tentativas de sedução e inclusive alegações de sedução de menores e abuso sexual.
Independentemente da veracidade e extensão destas e de outras afirmações, a realidade é que para os jovens do Menudo, na foi fácil enfrentar e trabalhar nos termos físicos e emocionais num ambiente propício para acontecer este tipo de polêmica, acusações e contra-acusações. Definitivamente o Menudo e a empresa por trás deste conceito, nunca foram um bom substituto da família e de elementos de apoio emocional, indispensáveis para que um jovem atravesse com normalidade e sucesso, a difícil fase da adolescência até alcançar a maturidade plena como pessoa. O Menudo não era nada mais que um negócio. Foi um produto que ironicamente desfrutou de tão grande êxito comercial, enquanto era testemunha das turbulências e fracassos pessoais de muitos dos seus integrantes.
Mas se foi difícil para os jovens que fizeram parte do Menudo lidar com os problemas da fama, foi muito mais difícil lidar com a ausência desta, uma vez que terminava sua jornada no grupo. Estes garotos tinham sido fãs do grupo antes de integrá-lo. A “menuditis” também tinha possuído eles. Chegar a realizar um sonho de tal magnitude com tão pouca idade era como começar um novo sonho. Sonho que nem todos podiam chegar, e alcançá-lo e que tinha muitos significados perante a sociedade. Ser um Menudo era o máximo e uma vez dentro dele, a magia hipnotizadora da fama, o dinheiro e as garotas corriam trás deles, e lhes impedia de ver mais a longe  de sua única realidade. Enquanto