quarta-feira, 8 de agosto de 2018

163


foi favorável para todos, inclusive para alguns, foi funesta. Porque esse sonho, essa grande ilusão, essa fantasia que todos queriam viver, terminou sendo para alguns um pesadelo que os acompanharia pelo resto de suas vidas.
De todos os acontecimentos em sua estadia no Menudo, talvez o mais importante e de maior repercussão para qualquer um dos integrantes do grupo foi o impacto que esta experiência deixou no desenvolvimento de sua personalidade e formação como ser humano. Ao iniciar sua estadia no grupo, estes jovens tinham apenas 12 anos e em alguns casos eram até mais jovens que isso. Como é natural, com tão pouca idade se encontravam numa etapa crucial de seu desenvolvimento.
A receptividade e a inexperiência característica da juventude fazem com que os adolescentes sejam suscetíveis a absorver, mas também a serem influenciados por tudo que acontece ao seu redor. De acordo com o ambiente em que se desenvolvem, eles vão se moldando. Sua conduta se guia ou está sugestionada por modelos com quem se identificam ou aspiram imitar. A pressão do grupo, o chamado “peer pressure”, exerce sua maior influência durante esta etapa de desenvolvimento.
Com o passar dos anos e a maturidade que lentamente vai adquirindo, o jovem vai também assumindo responsabilidades. Mas para que este jovem tenha um desenvolvimento normal, este processo de aprendizagem e de assumir responsabilidades deve ser equilibrado, proporcional e gradual. A exposição de um jovem a pressões e a responsabilidades para as quais ele ainda não está capacitado pode ocasionar um sério desvio no desenvolvimento de uma personalidade normal e balanceada.
Um ingressar no Menudo cada novo integrante experimentava uma mudança abrupta na forma que até aquele momento tinha sido criado e educado. Tal mudança

Nenhum comentário:

Postar um comentário